Fidelizar clientes é uma busca constante por parte das empresas. Por outro lado e em mesma medida de importância, a falta de fidelização é um problema e tanto para todo o tipo de negócio.

A relação de confiança entre o cliente e a marca só é estabelecida quando existe muita transparência envolvida, sem espaço para que omissões relevantes impossibilitem a fidelização.

O fato é que os clientes querem confiar nas empresas e continuar comprando os seus produtos e serviços, só que isso só é possível de ocorrer caso as empresas ofereçam mais do que qualidade: ofereçam também verdade  em cada interação.

É neste ponto que as mais variadas empresas depositam tempo e dinheiro para se esforçar em ter clientes cada vez mais fidelizados, fazendo com que os objetivos e metas estipulados sejam alcançados com êxito.

Para ter clientes fiéis, não há como não realizar estes investimentos tão necessários, uma vez que esse trabalho é constante e nunca deve ser dado como finalizado. A fidelização só existe passando por processos fundamentais.

No artigo de hoje, você vai conhecer as três razões que fazem com que a sua empresa não fidelize clientes. Esperamos que você aproveite a leitura e absorva o conteúdo da melhor forma possível.

 

As 3 razões pelas quais a sua empresa não fideliza clientes.

São muitas as razões que geram insatisfação nos clientes e impedem que a fidelização ocorra em todo o tipo de relação com as empresas, mas nós listamos as três principais e você vai conferir logo abaixo.

 

1 – O atendimento ao cliente é ruim

Um grande pecado cometido pelas empresas é não refinar o seu trabalho de atendimento ao cliente, prejudicando a fidelização dos mesmos. Mas esse serviço não precisa ser sempre assim.

Você pode saber como anda o serviço de atendimento ao cliente se baseando nos comentários e avaliações feitas pelas pessoas nas redes sociais, no site, no Google e através de pesquisas de satisfação.

Caso a avaliação seja negativa, é importante olhar para dentro, rever processos, investir em treinamentos e capacitações dos colaboradores, no intuito de mudar a forma como a comunicação com os clientes é feita.

Com essa medida é possível reduzir o tempo dos atendimentos, oferecer informações precisas e ter interações menos engessadas, além de melhorar a imagem que os clientes têm sobre a sua empresa.

Por isso, fique atento para entregar um atendimento acima da média aos clientes da sua empresa, já que eles esperam por uma boa experiência. Assim, o caminho para a fidelização fica pavimentado.

 

2 – Pouca adesão às novas soluções e tecnologias

Quanto mais surgem soluções para desempenhar as atividades e a tecnologia avança, mais as empresas se transformam em busca de fidelizar os clientes. No entanto, os negócios que têm pouca adesão a estas soluções e tecnologias acabam ficando para trás.

Acompanhar as mudanças e tendências é uma atitude inteligente também para falar a mesma língua que os clientes falam, tornando mais fácil o entendimento das preferências e os comportamentos das pessoas.

Isso acarreta em mudanças significativas de se relacionar com os clientes e de aprimorar produtos e serviços, fazendo com que eles se interessem mais pela marca. Logo, a concorrência tem se acirrado em todos os segmentos e quem ganha com isso são os clientes, com uma variedade enorme de opções para escolher.

Se o seu negócio não está acompanhando as mudanças e atualizações para melhorar o próprio trabalho, então é lógico que os clientes não serão fidelizados.

 

Uma boa saída para esse cenário é pesquisar o que há de novo no seu ramo de atuação — palestras e eventos são bons para isso —, analisar o mercado e estudar possibilidades de crescimento baseadas em otimização no desempenho dos trabalhos.

 

3 – As vendas geram mais dúvidas do que eficácia

Errar ao vender pode custar muito caro para a empresa, ainda mais quando as vendas são feitas de maneira pouco eficaz. Se estes erros persistirem, é muito difícil ter clientes fidelizados.

A rapidez do consumo precisa ser devidamente seguida pela empresa de modo a proporcionar uma relação de compra e venda eficiente com o consumidor, sem que a pessoa tenha dores de cabeça ao comprar algo da sua marca.

É preciso se atentar aos detalhes que possam estar errados durante as vendas, desde o primeiro contato com os clientes até a parte da conclusão da compra. Além disso, é válido estudar os motivos para que os clientes não retornem a comprar com você.

Um cliente com dúvidas na hora da compra é um potencial completamente desperdiçado pela empresa. Então, o mais correto é contar com uma equipe capaz de guiar o cliente durante toda a jornada de compra.

A simplificação de processos é altamente recomendável para que os seus colaboradores vendam melhor e os clientes comprem mais e com mais frequência. Aperfeiçoar aquilo que não está funcionando vai trazer mais eficácia às vendas, bem como garantir uma aproximação maior com os clientes.

 

Recomendamos que você também leia este artigo para complementar o assunto: Como reter clientes? Dicas fundamentais para não perder seu público

 

A solução para fidelizar mais clientes é o InSelf Service com o FAQ InHouse

O FAQ da InHouse é uma excelente resposta para essas razões de insatisfação e nós vamos te explicar o porquê.

Com a plataforma de FAQ, os clientes conseguem sanar rapidamente as suas dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Assim, informações claras e objetivas são passadas diretamente aos consumidores e através do InSelf service o cliente poderá abrir seu chamado de forma rápida e simples.

Ou seja, a área de atendimento ao cliente fica otimizada e traz assertividade para os trabalhos.  Invista em oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, além de fortalecer e transformar a cultura da sua empresa.

 

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Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da InHouse, elaboramos sobre fidelização de clientes, FAQ, atendimento ao cliente e outros assuntos relacionados.

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