O atendimento ao cliente pode e deve ser aprimorado dentro da empresa sempre que possível, no intuito de proporcionar boas experiências aos clientes e de ter uma proximidade maior com eles.

 

Se a qualidade do atendimento for satisfatória para o cliente e ele se sentir bem durante toda a conversa, é claro que aumentam as chances de ele continuar consumindo os produtos e serviços da empresa.

 

Como o atendimento ao cliente é a base para todo e qualquer contato que uma pessoa faz com uma marca, ele se torna indispensável e chega a ser inimaginável não contar com os seus benefícios.

 

Ou seja, quem investe no atendimento ao cliente, sai na frente da concorrência

 

No entanto, existem muitos casos de empresas que pecam justamente no atendimento ao cliente e acabam comprometendo a imagem que as pessoas têm de si. A boa notícia é que existem boas soluções para mudar esse cenário.

 

Para isso ocorrer, existem ferramentas que melhoram a forma como os atendentes recepcionam os consumidores e tornam esse atendimento muito mais otimizado e natural, por assim dizer.

 

Neste artigo, você terá acesso a uma lista de ferramentas que melhoram o atendimento ao cliente e como elas podem ser implementadas na sua empresa. Acompanhe os detalhes a seguir e aproveite a leitura.

 

Os clássicos chatbots não saem de moda

Uma ferramenta de atendimento ao cliente que é queridinha por muitas empresas são os chatbots, que utilizam a inteligência artificial para realizar o atendimento como se fosse feito por uma pessoa.

 

Toda a conversa entre os clientes e os robôs segue uma dinâmica parecida com as que são feitas pessoalmente entre humanos, sendo uma característica que facilita os diálogos. Logo, os padrões de conversa são entendidos e aplicados com extrema precisão.

 

Um detalhe bem importante é a possibilidade de fazer este atendimento com chatbots 24 horas por dia, coisa que um atendimento humano raramente obtém sucesso. Isso acaba encurtando o tempo de resposta para cada interação

 

Neste ponto, não existe cansaço e nem dificuldade em realizar os atendimentos, pois os robôs conseguem fazer vários atendimentos ao mesmo tempo sem que algum deles esteja fora do padrão de qualidade esperado.

 

A automação de e-mails pode mudar o patamar da comunicação

O e-mail, como um canal de comunicação, não deve ser ignorado pelo setor de atendimento ao cliente, já que ele pode ser a única forma que uma pessoa se sente à vontade em entrar em contato com uma empresa.

 

Para refinar ainda mais a comunicação dos atendentes por meio do e-mail, é possível implementar a automação e garantir que o atendimento fique cada vez mais ágil e mantenha a qualidade.

 

A automação atuará no gerenciamento de vários contatos de clientes e no disparo de mensagens que vão sanar questionamentos e mostrar mais sobre os produtos e serviços que a empresa oferece.

 

A Unidade de Resposta Audível (URA) para adiantar o atendimento

Quando se fala em ferramentas práticas de atendimento, não dá para deixar de falar na Unidade de Resposta Audível (URA).

 

A URA usa uma voz para direcionar alguns caminhos ao cliente a partir de um menu, onde a pessoa vai discar teclas do telefone para encontrar uma solução para o seu problema Você provavelmente já passou por uma atendimento intuitivo desse tipo, não é mesmo?

 

Com ela, o atendimento é muito mais eficaz porque se a interação evoluir para uma conversa com um atendente, o profissional já saberá exatamente qual é a necessidade do cliente que precisa de atenção.

 

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O Speech Analytics é um aliado poderoso

O Speech Analytics consiste em gerenciar os atendimentos que são feitos por voz, assimilando e compreendendo tudo o que é dito pelo cliente.

 

Com ele, é possível analisar as informações que são gravadas na central de atendimento e extrair informações de cada conversa feita com os consumidores em ligações, mensagens de áudio e afins.

 

Essa ferramenta permite examinar com cautela o que funcionou e o que deve mudar nos atendimentos, favorecendo uma evolução contínua na relação com os clientes.

 

As redes sociais também aproximam a empresa dos clientes

Não dá para negar o poder que as redes sociais possuem hoje em dia. Elas exercem uma influência enorme em milhões de pessoas e, no mundo organizacional, não poderia ser diferente.

 

Como muitas pessoas preferem usar as redes sociais para entrar em contato com as marcas, o atendimento ao cliente também precisa estar antenado às mensagens recebidas nos perfis da empresa.

 

As ferramentas de gestão das redes sociais são importantes para que a empresa estreite os laços com a sua base de clientes e mantenha o atendimento em um bom nível.

 

A vantagem é que os indicadores mostram as métricas envolvidas em cada atendimento e auxiliam na percepção de como está o desempenho em cada interação com os clientes.

 

O FAQ da InHouse

O serviço de FAQ da InHouse é uma solução que ajuda a tornar a área de atendimento ao cliente muito mais eficaz e com um desempenho elevado de toda a equipe de atendentes.

Com o FAQ da InHouse, o trabalho da equipe de atendimento fica mais produtivo, o tempo ao longo dos atendimentos feitos é otimizado, o esclarecimento das dúvidas se torna mais rápido e ágil e o atendimento pode ser constantemente melhorado.

Dessa forma, os consumidores da empresa se beneficiarão com mais conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos e terão todas as suas perguntas respondidas pelo FAQ da InHouse.

 

Software de Atendimento ao Cliente

Todas as interações com o seu cliente, seja qual canal ele escolher, é fundamental o registro da interação em um software de gestão de atendimento. Dessa maneira, você terá relatórios de todas as interações do período, você saberá qual a maior demanda do seu cliente, qual produto/serviço mais reclamado, os motivos da reclamação, entre outras informações importantes para o seu negócio.

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