Se você nunca ouviu falar na automação no processo de atendimento ao cliente,  saiba que essa é uma proposta que está crescendo cada vez mais entre as empresas e elas estão buscando sempre se aprimorar neste sentido para levar uma excelente experiência aos seus Consumidores e consequentemente aumentar o  lucro.

Isso porque, como bem sabemos, o atendimento ao cliente é o carro chefe de uma organização empresarial. Antigamente, ele era apenas responsável por eliminar as dúvidas dos clientes. No entanto, atualmente, ele é essencial quando o assunto é engajar e reter os clientes, bem como fidelizar, expor os produtos e vantagens e, claro, entender os comportamentos dos consumidores e através dos dados, obter insights valiosos.

Desse modo, um excelente atendimento, utilizando as estratégias e técnicas corretas, consegue converter clientes neutros em clientes ativos, o que gera uma maior receita para empresa e, por consequência, o tão esperado lucro. É de encontro com esta temática que a automação no processo de atendimento ao cliente aparece, visando otimizar recursos sem perder a qualidade, aumentar a produção e nivelar a comunicação.

 

Automação no processo de atendimento ao cliente: sinônimo de satisfação

Não é segredo para ninguém que as melhores e maiores empresas da modernidade utilizam ao seu favor os feedbacks dos clientes, levando em consideração o que foi dito com o intuito de melhorar a produção, a qualidade e a eficiência de modo geral. Mas, para que a famosa automação no processo de atendimento ao cliente seja produtiva, é preciso que haja a aplicação de técnicas corretas, aliadas às tecnologias atuais.

Portanto, a automação atua diretamente na qualidade que será oferecida no tratamento do cliente, esperando proporcionar a melhor experiência possível no ato do atendimento. Ela é capaz de destacar uma marca, a tornando referência, especialmente para consumidores mais exigentes, e a diferencia nos serviços prestados.

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Confira as 3 principais vantagens da automação no tratamento dos clientes

Sendo assim, é claro que a automação no processo de atendimento ao cliente possui diversas vantagens que vão além das que foram citadas. Logo abaixo, nós listamos as 3 principais para você. Confira.

Um bom alcance de baixo custo

Primeiramente, quando você utiliza o método de automação no processo de atendimento ao cliente, a disponibilidade da sua empresa aumenta, por quê?

Uma vez realizado o investimento do processo de automação, os clientes passam a ter atendimento 24 horas, 7 dias por semana. Depois da implantação, você deve apenas continuar monitorando, captando feedback da experiência do cliente e melhorando sempre o padrão de qualidade, para que os usuários do seu serviço não se frustrem.

Equipe mais produtiva

Um outro ponto crucial é com relação à produtividade da sua equipe. Com a automação, sua equipe passará a ter um menor volume de atendimento, ficando sob a responsabilidade do humano tratar assuntos que o cliente não conseguiu resolver sozinho.

Junto a isto, a equipe consegue focar mais na organização dos processos e na qualidade do atendimento, melhorando a experiência do cliente. Uma equipe engajada no que faz reduz a chances de problemas e futuras falhas, contribuindo para a prosperidade da empresa.

Melhora o atendimento após o contato com o cliente

Por fim, não podemos deixar de citar que, com a automação no processo de atendimento ao cliente, você terá um pós-atendimento de alta qualidade, ou seja, mesmo que você já tenha vendido um produto ou prestado um serviço, a experiência do atendimento ao cliente não deve parar por aí. É preciso continuar mantendo a qualidade mesmo após o término, para que ele continue sendo um cliente fixo, ativo e que indique a sua marca. Poderíamos falar do SAC pró ativo e não só receptivo, uma vez que a equipe conseguirá dar mais atenção ao cliente.

Agora, veja abaixo 4 dicas de como automatizar a sua empresa no atendimento ao cliente.

Utilize os chatbots para automação no processo de atendimento ao cliente

Você já entrou em uma página de uma empresa e se deparou com aquelas caixas de chats que interagem com você e tiram suas principais dúvidas através da utilização de palavras-chave? Essa é uma ótima ideia e que, se você não tiver, nós aconselhamos buscar ter hoje mesmo.

Para a sua automação no processo de atendimento ao cliente, essa dica é maravilhosa, pois permite não apenas o atendimento, mas também a coleta de dados e informações da conversa para futuros feedbacks.

Tenha as famosas mensagens personalizadas

Dessa forma, a ideia de automatizar não é a de perder a qualidade, mas de ganhar tempo, otimizando-o. Assim, personalize as mensagens da sua empresa para que, além de ganhar tempo, elas acabem ficando com a “cara” da sua persona. Isso fará com que você mantenha a identidade da equipe e, ainda, aproxime o cliente, criando um laço de identificação e cuidado.

 

Utilize o FAQ

Para finalizar, saiba que o querido FAQ é uma ótima escolha, apesar dele estar meio esquecido dentre as técnicas que automatizam. Nós sabemos que cada cliente terá uma questão diferente e que exige uma determinada atenção. Todavia, as dores de um consumidor podem e, por diversas vezes são, as dores de um grupo bem grande também.

Isso melhora a experiência do cliente, porque ele não terá que esperar uma resposta, ela já estará lá em sua homepage. Além disso, ele sentirá um cuidado da marca em esclarecer as principais dúvidas de seu público, o que o torna um cliente em potencial!

Enfim! A arte de estudar o seu público permite que a automação no processo de atendimento ao cliente seja cada vez mais eficaz. Sempre faça pesquisa, dê atenção aos feedbacks e se atualize constantemente das novidades tecnológicas do mercado que te possibilita reter mais consumidores e aumentar a sua receita no final do mês.

Também lhe convidamos para ler nosso blog com diversos conteúdos que lhe ajudarão entregar a melhor experiência ao cliente.

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